Boletim Ciência do Turismo chega ao fim de sua primeira temporada

Postado em 03 de janeiro de 2024

Explicar para o grande público temas científicos, acadêmicos e técnicos da atividade turística é o principal objetivo do Boletim Ciência do Turismo, que é uma parceria do  Programa de Pós Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), Rádio USP e Jornal da USP.

“Quando eu tive a iniciativa de propor um programa de turismo para a Rádio USP, a ideia inicial era um pouco diferente. Seria algo com convidados, entrevistas gravadas. Mas daí, conversando com a Cinderela Caldeira, editora da Rádio e do Jornal da USP, fomos analisando as possibilidades, alinhando e chegamos a esse atual formato. E a parceria deu muito certo. A equipe da Rádio USP é extremamente profissional e os episódios trazem efeitos sonoros de acordo com os temas abordados. Além disso, a equipe de doutorandos em turismo que foi convidada atua com muito cuidado na redação e nas gravações” afirmou o professor Alexandre Panosso Netto, um dos coordenadores e idealizadores do projeto.

Iniciado em julho de 2023, os temas dos 12 episódios da primeira temporada foram variados, a começar pela explicação do que os estudiosos entendem por turismo, turismo espacial, fake news e turismo, acessibilidade no turismo, afroturismo, a super massificação do turismo (que é chamada de overtourism), turismo nas periferias, entre outros.

Para Cinderela Caldeira, jornalista e editora da Rádio USP e Jornal da USP, também idealizadora e coordenadora do projeto, “a parceria entre a Rádio USP e o programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH, na figura do professor Alexandre Panosso e os demais discentes de doutorado, é muito importante pois propicia à população o conhecimento do turismo como uma ciência, e por isso o nome Ciência do Turismo. Porque o turismo não acontece de forma aleatória, mas existem estudos que o fundamentam e muito planejamento. Como se criam os roteiros? Como se pensam os hotéis? Como se organizam as viagens? Como os moradores das regiões turísticas percebem os turistas? São temas importantes que devem ser discutidos. Podemos destacar que alguns episódios tiveram número de acessos elevados, tais como o que tratou do overtourism, que na época do final do ano é bastante propenso pela razão que as pessoas querem ir ao litoral, aos atrativos diversos, e os moradores se sentem por vezes incomodados devido ao alto número de pessoas de fora circulando por ali. Então, por exemplo, como equilibrar essa relação? São temas complexos que o boletim Ciência do Turismo facilita a compreensão para todos nós. Queremos que essa parceria continue, e assim será”.

São duas equipes que fazem o Boletim. Uma do Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH. São 3 discentes do doutorado em turismo, Lúcia Silveira Santos, Vitor Silva Freire e Milena Manhães Rodrigues, coordenados pelo professor Alexandre Panosso. Essa equipe propõe os temas dos episódios, elabora os textos de cada um e faz as gravações utilizando seus próprios celulares.

A outra equipe é da Rádio e do Jornal da USP. Ela aprova os temas, dá sugestões, aprova os textos escritos, recebe as gravações e faz a edição sonora e todo o processo de produção e publicação daí em diante. Essa equipe é formada pelos estagiários Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa e Alessandra Ueno, todos coordenados pela  jornalista Cinderela Caldeira.

O Boletim continuará em 2024. Os primeiros 12 episódios já estão definidos e em produção, e o primeiro vai estrear dia 12 de janeiro. Serão abordados temas variados, entre eles jet lag e turismo, autenticidade em turismo, turismo e jogos, formas baratas de se viajar e música e turismo.

Segundo os idealizadores, o projeto tem tido um bom retorno, pois os episódios estão sendo utilizados em aulas dos cursos de graduação em turismo para fundamentar as discussões teóricas e práticas.

Se você tem alguma sugestão de tema, crítica ou elogio sobre o Boletim, pode mandar um e-mail para ouvinte@usp.br

Ouça os episódios completos do Boletim Ciência do Turismo

Boletim Ciência do Turismo

Parceria: Programa de Pós Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, Rádio USP e Jornal da USP
Produção: Alexandre Panosso Netto, Lúcia Silveira Santos, Vitor Silva Freire, Milena Manhães Rodrigues
Co-produção: Cinderela Caldeira, Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa e Alessandra Ueno
O boletim Ciência do Turismo é transmitido quinzenalmente, às sextas-feiras, às 8h30, e publicado no Jornal da USP
Edição Geral: Rádio USP / E-mail: ouvinte@usp.br

*Com informações do professor Alexandre Panosso Netto.